3 de fevereiro de 2013

Cia - Não é grave como parece

Cia - Não é grave como parece.

Vou relatar nesse post sobre a Cia, principalmente para ajudar os Pais, que assim como eu, se desesperam quando em uma consulta muitas vezes de rotina do Bebe recebem o diagnostico de cia ou civ.
Aqui no Japão é ASD ( Atrial septal defect)

Neste post não vou entrar em detalhes sobre a Cia, o foco é a minha experiência ok.

Resumindo, Cia ou Civ é uma abertura no coração que deve se fechar após o nascimento do Bebe, mas em alguns caso ele nao se fecha totalmente e que dependendo do tamanho e outros fatores necessitam de intervenção cirúrgica para fechar.

“ Minha filha nasceu perfeita e saudável, com 50cm e 3069g.
Só mamava leite materno e com 4 meses já pesava 8000g.

Na consulta de rotina de 4 meses o médico diagnosticou ela com sobro no coração e encaminhou para um cardiopediatra.

Sem conhecimento do assunto, perdi meu chão.
No dia seguinte levei até o cardio e ele fez a eco nela.






Então deu o diagnostico de Cia.
Foi curto e grosso, quem mora aqui no Japão sabe bem como são os médicos. Não me explicou nada e só disse que se não fechasse sozinho teria que operar.
Fiquei desesperada, com medo de perder minha filha.
Fiquei um mês só chorava. Foi terrível.
Passava horas pesquisando sobre o assunto na net e cada vez mais me desesperava mais.
Resolvi então que iria procurar outro médico.

Até que liguei para uma amiga para perguntar se ela sabia onde tinha um cardiopediatra bom.
Por coincidência, ela estava com a filha dela internada no hospital universitário do estado em que moro.

Ela me disse, traga ela aqui, esse é o melhor hospital da região, considerado o hospital modelo daqui.
Porém, tinha um problema, ele só atende casos graves e/ou com encaminhamento de outro hospital.
Mas como não é um caso grave ( até então eu não sabia) o medico da minha cidade não ia dar o encaminhamento.

Mas com fé em Deu, com a cara e a coragem e minha teimosia rs, levei ela assim mesmo, e graças a Deus o medico aceitou o caso dela.
No mesmo dia foi a consulta.

Entrei no consultório e um medico novinho e muito simpático me atendeu.
Fez a eco e constatou uma abertura de 5~6 mm.
No mesmo dia ela fez radiografia do tórax e fez mais um exame que não sei como chama em português, depois vou pesquisar.

Com muita paciência ele me explicou tudo, tirou todas as minhas duvidas, me tranquilizou.

Ele me disse que por enquanto só seria feito o acompanhamento.

Pode ser que o buraco se feche sozinho.
Pode ser que ele não se feche mas não interfira na qualidade de vida dela ( sentir cansaço em demasia, prejudicar o desenvolvimento etc) então ela poderá viver com essa abertura a vida toda.
Pode ser também que só daqui 5, 10, 30 anos ela sinta necessidade de operar.

E por mais que precise fechar, é uma operação muito simples, lógico que ficamos apreensivos pois é no coração.

Se precisar da intervenção, até a adolescência pode ser feita através de cateterismo.

A abertura que minha filha tem é considerado o tamanho médio.
Porém, mais importante que o tamanho é a pressão pulmonar, por isso a importância do acompanhamento periódico.
No caso da minha filha ela não tem nenhum sintoma como fadiga, cianose, que é os lábios roxo e o ganho de peso dela é normal.
Tudo que escrevi foi o que o medico da minha filha falou
Li na internet coisas do tipo, que era perigoso pacientes com cia/ civ porque tem facilidade pra ter pneumonia e outras coisas, mas só pra ter uma idéia ate hoje ela nunca teve nem uma febre.

Já passamos por consulta de 1 vez por mês, depois 1 vez depois de 3 meses e agora será só daqui 6 meses.

Então se você esta sofrendo porque seu filho foi diagnosticado com cia / cic, sim, porque eu sofri muito até encontrar esse médico que esclareceu todas as minhas duvidas e principalmente me passou muita confiança.
Lembro que eu cheguei lá desesperada, fiz um interrogatório com cada pergunta absurda, lembro que perguntei até se ela podia levar susto! E ele só ria e respondia com maior calma, eu aconselho em primeiro lugar confie em Deus, e em segundo encontre um medico que te passe confiança e em terceiro evite ficar buscando na net sobre o assunto, porque eu fiz isso, acredito no que o medico disse e não fico mais procurando informações na net, cada caso é um caso e nós acabamos muitas vezes se desesperando atoa.

E dessa forma consigo tratar desse assunto com tranquilidade. ”
.

Bom é isso, acho que consegui escrever tudo que queria, qualquer duvida pode deixar um comentário .

A cada consulta eu vou atualizando no blog.


Imagem retirada da internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post?
Deixe seu comentário!
Seu comentário é muito importante para o Blog!
Muito obrigado! (^_−)−☆