19 de fevereiro de 2013

Bebes - Amamentação

Olá !
Hoje vou escrever sobre um tema que acredito ser de interesse das gravidinhas e das mamães de primeira viagem.

Tudo que vou escrever aqui é minha experiência, Mãe duas vezes.
Minhas duas filhas nasceram aqui no Japão, a primeira, hoje com 11 anos, logo que nasceu começou a mamar no peito e como meu leite desceu rápido nem precisou de complemento nos primeiros dias. Amamentei com leite materno exclusivo até os 6 meses e depois continuei dando LM até os 2 anos.

Já da segunda, hoje com 10 meses, não foi assim tão fácil.
Nos primeiros dias o leite não descia e ela não ganhava peso.
Tinha falado para as enfermeiras que não queria que ela tomasse formúla e elas respeitaram, porém ela começou a berrar de fome, senti muita dó e autorizei que dessem o leite artificial para ela.
Fiquei muito frustrada mas não podia deixar ela com fome.
Enquanto ficamos internada ela mamava no peito e depois o complemento.
Quando recebi alta o médico passou a quantidade de complemento que era pra continuar dando em casa.



Porém aquela situação não me agradava, chegando em casa, por minha conta e risco suspendi o complemento e comecei dar o LM em livre demanda.
Na maternidade tinha que dar de mama de 3 em 3 horas , 5 minutos cada peito.
Isso me irritava, então em casa pude fazer do meu jeito.
Começou a descer muito leite e minha bebe que nasceu com 3062g na consulta de 1 mês já pesava 4590g.

Eu quero deixar esse meu depoimento como forma de alerta principalmente para quem vai ter bebe aqui no Japão, as maternidades daqui tem o costume de dar leite artificial sem necessidade.

Por isso antes da minha bebe nascer avisei que não queria.

Claro que tem casos que não tem jeito, mas aconselho que avalie bem.
Aconselho não desistir do aleitamento materno exclusivo assim tão facilmente.
Mesmo porque amamentar não é assim tão fácil.
Leva um tempo até o leite descer, o bebe consegui acertar a pega, isso é muito importante para o bebe conseguir sugar direitinho.
Na maioria das vezes o começo é difícil mas vale muito a pena ter paciência e insistir.
Os benéficos para mamãe e bebe são muitos.
Minha bebe já almoça e janta e come frutas mas mesmo assim continuo dando o leite materno quando ela quer.
E pretendo dar ate ela completar 2 anos.

Quero deixar bem claro que se realmente não tivesse jeito e ela tivesse que tomar fórmula daria sem problema, e não seria menos mãe por isso.
Mas pelo menos eu teria tentado.

Amo amamentar!

E uma última observação, durante os 6 primeiros meses não dava nada além do leite materno, nem água, mesmo no verão .


Um comentário:

Gostou do post?
Deixe seu comentário!
Seu comentário é muito importante para o Blog!
Muito obrigado! (^_−)−☆