25 de janeiro de 2015

Cartão de crédito no japão 2- O que é Ribo Barai?

Quanto tempo?

Hoje venho com mais post sobre cartão de crédito.

Vou tentar explicar de uma forma simples o que é ribo barai.



リボ払い ー RIBO BARAI 

Explicação simplificada de como é essa forma de pagamento


Ribo barai é uma forma de pagamento em que independente do valor gasto você só pagará 
o valor fixo pré estabelecido pela empresa do cartão de credito ou dependendo do cartão esse valor pode ser decidido pelo  usuário.

*Vale lembrar que os juros são altos, eu particularmente recomendo evitar.

Abaixo segue um exemplo (imagem) bem resumido de como é basicamente. 
Nesse exemplo vou supor que o valor do ribo está fixado em ¥10,000 mensais

Mês 1 eu gastei ¥50,000 
Vou pagar  ¥10,000 + juros sobre  50,000 ( os juros dependem de cada empresa )
Clique na imagem para ampliar

Como escolher essa forma de pagamento? 
É muito simples, na hora de pagar a compra no caixa, geralmente a atendente vai perguntar a forma de pagamento e então é só reponder:
  • Ribo barai por favor ( ribo barai  onegai shimasu).



Mas mas tem casos em que o cartão tem como forma de pagamento o ribo automático ( jidou ribo).

Mas o que é jidou ribo afinal? 


O Ribo automático é quando o cartão está previamente cadastrado  nesse serviço
( Ex do ufj , Nicos e MUFG é o rakupay, da Mitsui sumitomo é o mypaysuribo, do Rakuten é o  jidouribo e assim por diante ) Quando você se inscreve nesse serviço tudo que você comprar em 1 vez automaticamente será ribo. 



Quantos vou pagar por mês? 

Cada empresa tem um jeito de trabalhar, algumas tem um valor fixo para pagar por mês ,
por exemplo:

Se você gastou de 0 á 100,000                  -     Pagará 10,000 por mês + juros
Se você gastou de 100,000  á 500,000      -     Pagará 15,000 por mês + juros 
Se você gastou de 500,000  á 1,000,000   -     Pagará  20,000 por mês + juros

Mas dependendo da empresa do cartão, você pode escolher o valor que você deseja pagar .
Vale lembrar que no caso do jidou ribo o valor geralmente é o cliente que define.


Bom vou tentar explicar de outra forma.
Eu tenho o cartão do MUFG  se eu quiser usar o jidoribo (rakupay) eu posso definir o valor que desejo pagar por mês. Mas eu não uso o rakupay. 
Então  como não uso o rakupay se usar o ribo eu não defino o valor, pago o valor que é tabelado como no exemplo acima.


Espero que ajude esclarecer um pouco, qualquer dúvida só deixar nos comentários.


Muito obrigada pela visita ao blog, Abraços !!



Um comentário:

  1. Bom dia tenho uma dúvida, depois de feito o ribo barai tem como cancelar, se eu quiser pagar tudo de uma vez?

    ResponderExcluir

Gostou do post?
Deixe seu comentário!
Seu comentário é muito importante para o Blog!
Muito obrigado! (^_−)−☆