4 de março de 2013

Deixem as crianças serem crianças!!!






Caro leitor! 

Do pó viemos, para o pó voltaremos!
Uso essa máxima bíblica aqui para propor uma reflexão sobre como a sociedade, em determinados momentos histórico, retorna ao passado. 
Embora com os avanços tecnológicos seja impossível imaginar um retrocesso sócio-cultural, eu lanço minha primeira pergunta:
- Será mesmo que de fato não estamos vivendo um retrocesso? 

Outro dia eu estava lendo o texto de uma educadora onde esta trazia, em uma linha histórica, como as crianças eram vistas diferentes momento da história. Chamou-me a atenção o fato de que na Idade Média, num período até o século XVII, as crianças eram diferenciando-se dos adultos apenas pelo tamanho, inteligência e força, portanto, eram tratadas como adultos em miniatura. 
- Será que não estamos voltando a Idade Média? Será que não estamos adotando um pensamento medieval em pleno século XXI? 

Fazendo uma análise a partir da realidade brasileira, mais especificamente nas regiões do centro-sul, percebo o quanto as crianças são privadas de um momento importante da sua vida, o momento de brincar (Assunto da minha próxima publicação). A estas são atribuídas posturas e costumes próprios dos adultos, ora por querer que a criança se comporte com “gente grande”, ora por designar a estas uma rotina de atividades privando o momento de brincar. 

OBS: Quando falamos em criança, entendemos aqui a faixa etária de 0-12 anos.




- Rotina e comportamento de adulto? Como assim?
Vide Suri Cruise (http://pipocamoderna.com.br/filha-de-tom-cruise-tem-mais-de-us-200-mil-em-sapatos/88341), que aos 5 anos de idade já usava sapatos de salto alto, iguais os da mãe e estava na lista das 30 mulheres mais bem vestidas do mundo. 
Acontecem muito na classe média e alta, principalmente nas regiões metropolitanas, crianças vivendo uma rotina louca, mais ou menos assim: escola- curso de língua estrangeira - algum esporte - reforço escolar... Os momentos vagos são para realização das tarefas escolares. 



- Então pergunto: em que momento essa criança brinca? 

- Ah! De noite antes de dormir fica jogando no computador e fica navegando na internet.
Computador? Isso é diversão, passatempo, mas não é saudável! 
- Mas meu filho joga futebol. Isso é lúdico.
-Não, praticar esporte exige disciplina, compromisso e regras a cumprir. Sim! É extremamente importante praticar esportes, ainda assim, é importante dar a criança o momento de ser criança.
Então papais, mamães, vovós, titias... Gato, cachorro e papagaio... KKK ( adoro essa piadinha!)
Eu citei algumas situações, mas com certeza, caro leitor, você se lembrará de situações que nos façam pensar um pouco sobre isso. Não devemos permitir que a nossa sociedade retorne alguns séculos de história. Digamos pejorativamente: Voltar ao pó!

Seguindo essa linha de reflexão, fica a deixa para uma futura publicação sobre: Crianças superdotadas – pequenos adultos


    Autora do texto:  


Deixe sua opinião nos comentários e se gostou do post não esqueça de curtir!

© Copyright 2013 - Housewife in Japan -
Proibida a cópia parcial ou total desse ou qualquer outro artigo desse blog.
Todos os direitos reservados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post?
Deixe seu comentário!
Seu comentário é muito importante para o Blog!
Muito obrigado! (^_−)−☆