17 de março de 2013

A importância do brincar

Olá!

O post de hoje é da colaboradora, educadora e minha Irmã Ana Paula.
Recomendo ler primeiro ➟ http://housewifeinjapan.blogspot.com.br/2013/03/deixem-as-criancas-serem-criancas.html.

O texto é longo mas eu garanto que vale muito a pena ler.

Qualquer dúvida, Pergunta para a Ana Paula, opinião acerca do assunto deixe um comentário ^_−☆
 E não esqueça de curtir!
Sem mais delongas, segue o texto!
Boa leitura!








Olá, olha eu aqui novamente. Conforme havia disto na postagem anterior, hoje falo da importância, para as crianças, do brincar. A brincadeira é tão importante que no dia 28 de Maio é comemorado O Dia Mundial do Brincar.
Desde muito cedo a criança inventa e se expressa por meio da brincadeira.



    Segundo a educadora Marina Marcondes Machado:

No brincar a criança lida com a sua realidade interior e a sua tradução livre para a realidade exterior: é também o que o adulto faz quando está filosofando, escrevendo, lendo poesia, exercendo a sua religião.

Na brincadeira a criança se descobre. Antes mesmo de brincar com objetos a criança brinca consigo mesmo e com as pessoas. Para o bebê, abrir e fechar os olhos é uma brincadeira de fazer o mundo aparecer e desaparecer. A autodescoberta surge das percepções de suas possibilidades e limites do corpo, do seu movimento.


O uso dos objetos vem no sentido simbólico. A criança usa o brinquedo para simular uma situação, uma forma de se preparar situações vindouras, como exemplo da menina que brinca de boneca, imitando as atitudes da mãe.  Nesse momento é que o os exemplos são importantes, pois as crianças tendem a repetir o que o adulto faz, e isso ela expressa por meio da brincadeira, um exemplo é o caso de uma criança que brincava de colocar a boneca de castigo, ao questionar esta criança sobre a atitude ela disse que a  “tia” (professora) fazia isso.
Todo aprendizado desenvolvido durante as brincadeiras amplia o repertorio cerebral, ou seja, a criança se torna mais criativa, desenvolve a facilidade de resoluções de problemas... Enfim desenvolve todo o seu cognitivo.



Outro momento importante é a brincadeira em grupos, como as antigas brincadeiras de roda, pega-pega, queimadas... Estamos em uma geração de criança que não sabem direito o que são essa brincadeira. Uma geração de crianças que podemos dizer que são em sua maioria sedentárias e solitárias, pois além de serem filhos únicos, passam a maior parte do dia assistindo desenho ou jogando no computador. Jogo em grupo só quando estão nas aulas de educação física.
Hoje as redes sociais está cheio de pessoas com a nostalgia de “ quando eu era criança e corria, caia e nem chorava...” sim, a brincadeira em grupo é importante para a sociabilizar , desenvolver o senso de coletividade, respeito ao outro além das atividades física que faz a criança gastar toda a sua energia.
Hoje percebemos na sala de aula o reflexo da falta da brincadeira, falo no sentido desta ultima, a brincadeira de grupo, brincadeiras onde as crianças ainda se sentiam crianças, mesmo com 13 anos. Essas crianças que são privadas destas brincadeiras acabam por desenvolver uma pseudo-maturidade, ou seja, já se sentem como adultos (vide postagem anterior), isso pode desencadear uma série de fatores, que em alguns casos mais graves, levam a uma depressão.
Bom, para fechar essa postagem peço que façam uma reflexão acerca desta imagem.




















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